Como colocar a sua farmácia na 1.ª página do Google?

Atualmente, para atrair mais clientes à sua farmácia e fazer crescer o seu negócio, a aposta em colocar o seu site no topo das pesquisas de motores de busca como o Google, nomeadamente com uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization) é fundamental. Ao longo deste artigo, partilhamos algumas dicas práticas para conseguir posicionar o seu website o melhor possível com pouco (ou nenhum) dinheiro.

Utiliza o Google como principal motor de busca na Internet? Google.com é uma das páginas que mais usa? Muito possivelmente respondeu que sim a estas questões, já que mais de 90%1 das pessoas no mundo utilizam este motor de busca e, só em Portugal, a página google.com conta com mais de 290 milhões de visitas mensais2.

Por outro lado, há que salientar que o e-commerce tem vindo a ganhar adeptos no nosso país, com 7 a 10 portugueses a comprarem online várias vezes por mês (eram 4 em 10 antes da pandemia), um aumento para o qual muito contribuíram os Baby Boomers (maiores de 55 anos), uma geração muito relevante para as farmácias3.

Quanto aos produtos mais comprados online, e tendo em conta os que também estão disponíveis em farmácias, realce para as categorias “higiene e cosmética”, “suplementos alimentares” e “produtos farmacêuticos e similares”, em 4.º, 16.º e 17.º lugares, respetivamente.4

Surpreendido? E se lhe dissermos que mais de 75% dos utilizadores não passam da 1.ª página do Google quando fazem pesquisas online?5 E que o primeiro resultado orgânico tem uma taxa de cliques (CTR) de cerca de 28,5%6? Já chega para o convencer de que o seu posicionamento neste ranking é importante?

Aliás, entre os especialistas em SEO, é bem conhecida a expressão “o melhor local para se esconder um cadáver é na segunda página de resultados do Google”, exatamente porque o mais provável é que o utilizador clique apenas nos primeiros resultados que encontra.

Se pretende atrair mais clientes para a sua farmácia e aumentar as vendas, estar na primeira página do Google é fundamental!

Mesmo que a sua farmácia não faça vendas online, lembre-se de que quase metade dos consumidores portugueses tem o hábito de pesquisar produtos online antes de recorrer a lojas físicas3. Portanto, se pesquisarem algo como “farmácia próxima de mim” ou “farmácia na zona X”, estar em primeiro lugar no Google vai fazer toda a diferença.

Assim, para atingir os seus objetivos, além de apostar num layout de farmácia eficaz, tem de considerar a importância do marketing e da comunicação, em que também se enquadra o posicionamento do seu site no Google.

A importância do SEO

Para perceber o que pode fazer para colocar a sua farmácia em primeiro lugar no Google, tem de apostar no SEO. Esta é a abreviatura de Search Engine Optimization, ou seja, Otimização para os Motores de Busca.

Mas, afinal o que deve fazer na prática para otimizar o SEO do site da sua farmácia?

Partilhamos algumas dicas fundamentais para ajudar a colocar a sua farmácia no topo das páginas de resultados do Google.7-11

Boas palavras-chave

Este é um dos parâmetros avaliados pelo algoritmo do Google para entender de que tipo de conteúdo trata a sua página, para indicá-la aos utilizadores mais adequados. Portanto, é necessário utilizar palavras-chave (keywords) de forma inteligente e estratégica. Para tal, é fundamental definir a sua persona, ou seja, um personagem semifictício, que serve como modelo de cliente ideal da sua farmácia, incluindo os seus dados demográficos e características como as sua necessidades, desejos, hobbies, etc. Com base nessa persona, há que selecionar os temas que possam despertar mais interesse e procurar as palavras-chave que mais fazem sentido nesse contexto e estratégia. Tenha em consideração que pode criar mais do que uma persona para a sua farmácia, consoante as características dos seus melhores clientes: grávidas, idosos, mães ou pais de crianças pequenas, etc.

Atualmente, existem várias ferramentas que podem ajudá-lo a encontrar as melhores palavras-chave, inclusive algumas gratuitas ou com planos grátis, como o Google Keyword planner, o Semrush ou o Ubersuggest.

Atenção: nem sempre as palavras-chave mais populares são a melhor alternativa, pois são também muito exploradas por diversas empresas e farmácias, portanto, pode contar com maior concorrência. Em muitos casos, é mais relevante apostar em palavras-chave long tail, ou seja, expressões de pesquisa que apresentam maior especificidade e, consequentemente, são menos pesquisadas. Por serem focadas num nicho, a concorrência provavelmente é menor e a possibilidade de um bom posicionamento no ranking do Google maior. Além disso, uma pessoa que faz uma pesquisa mais específica, como “creme facial protetor pele atópica marca X”, tende a estar mais avançada no processo de compra do que alguém que procura um termo mais genérico, como “comichão na pele”. Logo, é mais provável que adquira o produto no seu site, ao passo que a pessoa do segundo exemplo ainda está na fase de procurar mais informação sobre o seu problema.

Títulos curtos e apelativos

Deve definir um título para cada página do seu site, utilizando uma frase curta que contenha a palavra-chave definida para o conteúdo da página.

Metadescrição atrativa

A metadescrição é uma breve descrição da página, que, durante uma pesquisa, aparece abaixo do título e da URL das páginas indexadas pelo Google. Este tipo de metatag ajuda o algoritmo a compreender do que trata o texto e atrai o interesse do utilizador. Por isso, as suas meta-descrições devem ser chamativas, sucintas e, de preferência, incluir a palavra-chave.

Conteúdos relevantes e qualificados

Para convencer o Google de que o conteúdo da página da sua farmácia é adequado aos utilizadores, precisa desenvolvê-lo numa estrutura que facilite a experiência do utilizador.

No caso de artigos, por exemplo, é fundamental utilizar:

  • Parágrafos curtos. Se forem muito grandes, além de pouco convidativos, dificultam a leitura e a assimilação de ideias.
  • Espaços em branco. A legibilidade dos textos não depende apenas do tamanho das palavras e dos parágrafos, mas também do espaço vazio entre eles. Garanta que a página “respira”.
  • Utilize subtítulos. Esta é uma forma de assegurar uma maior fluidez do texto (no mínimo 3 num artigo online).
  • Realce, com negrito, trechos significativos do texto ou palavras-chave para chamar a atenção e garantir o foco do leitor.
  • Insira imagens, vídeos e áudios para surpreender o leitor e quebrar a monotonia do texto.
  • Faça listas para facilitar a leitura e poupar o esforço do leitor.

Em termos do conteúdo em si, deve pensar no que é, de facto, relevante para o seu público-alvo. Quais são as suas necessidades? Tente perceber o que mais procuram e precisam as pessoas que vivem na área de atuação da sua farmácia em vez de tentar atrair visitantes em maior escala, sobretudo se a principal origem das suas vendas continua a ser a loja física.

Na comunidade da sua farmácia há muitas pessoas com determinada doença? Há muita procura de suplementos? É uma população com muitos animais domésticos, potencialmente interessada em produtos veterinários? Tente refletir sobre estas e outras questões específicas e, com isso em mente, construa conteúdos dedicados a temas para atrair clientes da zona.

Com o tempo, caso o seu conteúdo seja qualificado, o público vai começar a olhar para as suas páginas com maior confiança, ou seja, o seu site ganhará autoridade digital, que também é um critério elementar para favorecer seu posicionamento nas SERP (Search Engine Results Page), ou seja, na página de resultados de pesquisa.

Utilize link building

Para mostrar ao algoritmo do Google que é uma autoridade na sua área de atuação, deve construir uma rede de links no site da sua farmácia, direcionando o leitor para outras páginas. Por um lado, os links internos, ou seja, para outras do seu site, são uma boa ferramenta para aumentar o número de páginas visualizadas. Igualmente importantes são os links externos, ou seja todos aqueles que estiverem noutros sites e remetam para outras páginas. Aqui, podemos incluir as redes sociais (da sua farmácia ou de outras), mas também todo o tipo de agregadores, sites especializados, etc. Um aspeto a ter em conta: quanto maior a autoridade da página onde está o link para o seu site, maior o contributo para a autoridade da sua própria página.

Este é um dos fatores mais valorizados pelo algoritmo da Google, já que a sua maior preocupação é garantir que o utilizador encontra sempre a informação que procura. Neste sentido, o link building revela-se fundamental, pois apresenta ao utilizador outras fontes de informação, igualmente confiáveis, com conteúdos complementares e relevantes, tendo em conta a pesquisa efetuada.

Otimize as suas imagens

A pesquisa visual é uma das grandes tendências de SEO para os próximos anos. Com ferramentas como o Google Lens e o Pinterest Lens, os utilizadores já podem efetuar pesquisas a partir de imagens. Por outro lado, as imagens tornam praticamente todos os tipos de conteúdo mais agradáveis aos leitores.

O algoritmo do Google procura pelo alt text, que é uma breve descrição da figura. É preciso otimizar esse elemento, de preferência utilizando a palavra-chave do artigo. Além disso, certifique-se de que as imagens não são muito pesadas, para que o site não fique lento, até porque a velocidade é também um fator determinante para o SEO.

Aposte no SEO local e no Google My Business

O SEO local utiliza a localização dos utilizadores para recomendar empresas fisicamente próximas, neste caso, a sua farmácia. Torna-se fundamental, portanto, não apenas para o posicionamento no Google, mas para a própria relevância da marca na região. Ao enfatizar a localização, faz com que a sua farmácia também se destaque no Google Maps, atraindo ainda mais visitantes. Neste contexto, a ferramenta gratuita Google My Business (Google Meu negócio) pode ajudá-lo a criar o perfil da sua farmácia no Google e destacá-la nos resultados do motor de busca. Na prática, esta ferramenta faz com que a sua farmácia seja mais facilmente encontrada pelo utilizador na sua pesquisa. Mostra informações como a localização, horário de funcionamento, produtos, serviços, fotos, entre outros.

Invista num site rápido e responsivo

Ao criar um site de farmácia, é fundamental que este carregue rapidamente, caso contrário o utilizador pode desistir e não retornará. Outro ponto relevante nos dias de hoje é ter um design responsivo, ou seja, que se adapte não só a computadores, mas também a tablets e telemóveis. De frisar que as pesquisas móveis, atualmente, ultrapassam as realizadas pelo computador.

Mantenha o site atualizado

Não vale a pena escrever um artigo e deixá-lo “esquecido” numa página. Vá atualizando o site da sua farmácia. Como a área da saúde em constante evolução, são muitos os temas que pode e deve explorar.

Invista na certificação de segurança
O Google tem dado cada vez mais prioridade a sites com certificado SSL, por ser mais seguro.
Fique atento às tendências de SEO

O algoritmo do Google passa por mudanças frequentes, pelo que é fundamental estar atualizado e acompanhar as tendências de otimização, para melhorar cada vez mais o site da sua farmácia.

Referências: 

  1. Statcount GlobalStats. Search Engine Market Share Worldwide. 2023. Disponível em http://bit.ly/3RFZrLj. Consultado em 08.02.2023.
  2. Semrush. Top websites. 2022. Disponível em http://bit.ly/3HNJsX7. Consultado em 08.02.2023.
  3. Marketeer. Portugueses optam cada vez mais pelo online mas loja física ainda é a primeira escolha. 2022. Disponível em http://bit.ly/3xdfMxn. Consultado em 08.02.2023.
  4. CTT. CTT E-commerce Report 2022. Disponível em http://bit.ly/3YeS5AT. Consultado em 08.02.2023.
  5. Hubspot. Inbound Marketing stats. 2023. Disponível em http://bit.ly/3HIOjZq. Consultado em 08.02.2023.
  6. Digital Information World. New study reveals that the first organic result in google search has an average CTR of 28.5 percent. 2020. Disponível em http://bit.ly/3lmBwo9. Consultado em 08.02.2023.
  7. Local SEO. SEO para farmácia. 2022. Disponível em https://bit.ly/3XeAyr1. Consultado em 08.02.2023.
  8. Woebcken C. Aprenda os 7 passos de como colocar um site na primeira página do Google. Rock Content. 2021. Disponível em http://bit.ly/3RIBUJy. Consultado em 08.02.2023.
  9. Drubscky L. O que é Escaneabilidade? Aprenda agora para melhorar seus conteúdos ao facilitar a sua leitura dinâmica. Rock Content. 2018. Disponível em http://bit.ly/3XgZOgg . Consultado em 08.02.2023.
  10. Rao. Local SEO for community pharmacy in 2022. 2022. Disponível em http://bit.ly/3HN2xID. Consultado em 08.02.2023.
  11. Playmedic. SEO para farmácias. 2018. Disponível em https://bit.ly/40CBbxE. Consultado em 08.02.2023.

Artigo de Marisa Teixeira

Content manager no Phormula Group

Fevereiro 2023

Partilhar